Em 1968, o sonho da Comunidade Alagoinhense se concretiza com a criação do Ginásio Estadual de Alagoinhas, pelo decreto nº 20.610 de 06 de março de 1968, passando a atender um grande numero da nossa população, principalmente de baixa renda, com famílias numerosas, ansiosos por uma Escola gratuita em nível de 1º e 2º graus;
Com o título de GEA, funcionava no prédio de propriedade da Leste Brasileira atual SENAI.
Em 1970 passa para o prédio próprio, ainda em fase de conclusão, construído em terreno doado pela Fundação Carlos Cunha, que era uma extensão da extinta Cooperativa de Educação e Cultura Ginásio e Escola Normal de Alagoinhas, situada na Praça Mario Laerte, nº 421, Centro, Alagoinhas – Bahia (sem documentação comprobatória na Unidade), situado na Rua Maria Feijó, nº 13, tendo na parte posterior o Ginásio de Esportes, ao lado direito o Estádio Antônio Carneiro e o Colégio Municipal de Alagoinhas.
Em 1972 a Unidade Escolar recebe a denominação de Centro Integrado Luiz Navarro de Brito, conforme Portaria nº 167, publicada do Diário Oficial de 07 de janeiro de 1972, em homenagem ao então Secretário de Educação do Estado da Bahia Luiz Navarro de Brito.
A resolução nº 474, publicada no Diário Oficial de 30 de maio de 1978, aprova o funcionamento dos cursos profissionalizantes: Assistente de Administração, Técnico em Secretariado, Desenhista de Arquitetura e Auxiliar de Enfermagem, já existentes neste Colégio desde 1970.
Durante o período de 1972 a 1994 tínhamos como disciplina curricular as Artes Práticas que abrangia quatro campos distintos: Técnicas Comerciais, Técnicas Agrícolas, Educação para o lar e Artes Industriais.
A partir de 1996, os cursos profissionalizantes foram extintos paulatinamente, em conseqüência da nova LDB, passando o Ensino Médio denominar-se Formação Geral.
Em 28 de janeiro de 2003, conforme portaria nº. 736, publicada no Diário Oficial de 28 de janeiro de 2003, o Centro Integrado Luiz Navarro de Brito foi dividido em duas escolas, sendo uma denominada Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito e a outra Escola Estadual Luiz Navarro de Brito.
Em 2006 a Secretaria de Educação autorizou o funcionamento do Curso Educação Profissional Técnico de Nível Médio – Técnico de Informática, visando formar profissionais aptos a trabalhar nas áreas de suporte e manutenção de computadores, desenvolvimento de softwares, supervisão de redes e gerenciamento de projetos.
Em 2009, atendendo solicitação da população de Alagoinhas, a SEC implanta o curso Edução Profissional Técnico de Nível Médio – Técnico em Enfermagem, que é um curso voltado para a formação de profissional qualificado para atuar nas situações de saúde-doença mais prevalente no perfil epidemiológico com enfase regional.
Em 2009, nosso Colégio passou a chamar-se Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas / Litoral Norte – CETEPA, funcionando com uma diversidade de modalidades de Ensino Médio: Ensino Médio regular Formação Geral em fase extinção, EJA – III (área I e III), CPA (Comissão Permanente de Avaliação), Tempo de Aprender, Gestar II (Capacitação para Doentes), Ensino Médio Profissionalizante: Meio Ambiente e Ensino Médio Profissionalizante: Segurança no Trabalho, com inicio das aulas previsto para início de setembro, além dos cursos mencionados anteriormente.
Alagoinhas se orgulha em possuir um dos maiores Colégios do interior do Estado da Bahia, atendendo um clientela estudantil do nosso município e dos municípios circunvizinhos, tendo como meta prioritária oferecer um ensino da melhor qualidade para todas as classes sociais, graças ao dinâmico trabalho administrativo e pedagógico nele realizado.