quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CONHEÇA NOSSA ESCOLA



HISTÓRICO

Em 1968, o sonho da Comunidade Alagoinhense se concretiza com a criação do Ginásio Estadual de Alagoinhas, pelo decreto nº 20.610 de 06 de março de 1968, passando a atender um grande numero da nossa população, principalmente de baixa renda, com famílias numerosas, ansiosos por uma Escola gratuita em nível de 1º e 2º graus;
Com o título de GEA, funcionava no prédio de propriedade da Leste Brasileira atual SENAI.
Em 1970 passa para o prédio próprio, ainda em fase de conclusão, construído em terreno doado pela Fundação Carlos Cunha, que era uma extensão da extinta Cooperativa de Educação e Cultura Ginásio e Escola Normal de Alagoinhas, situada na Praça Mario Laerte, nº 421, Centro, Alagoinhas – Bahia (sem documentação comprobatória na Unidade), situado na Rua Maria Feijó, nº 13, tendo na parte posterior o Ginásio de Esportes, ao lado direito o Estádio Antônio Carneiro e o Colégio Municipal de Alagoinhas.
Em 1972 a Unidade Escolar recebe a denominação de Centro Integrado Luiz Navarro de Brito, conforme Portaria nº 167, publicada do Diário Oficial de 07 de janeiro de 1972, em homenagem ao então Secretário de Educação do Estado da Bahia Luiz Navarro de Brito.
A resolução nº 474, publicada no Diário Oficial de 30 de maio de 1978, aprova o funcionamento dos cursos profissionalizantes: Assistente de Administração, Técnico em Secretariado, Desenhista de Arquitetura e Auxiliar de Enfermagem, já existentes neste Colégio desde 1970.
Durante o período de 1972 a 1994 tínhamos como disciplina curricular as Artes Práticas que abrangia quatro campos distintos: Técnicas Comerciais, Técnicas Agrícolas, Educação para o lar e Artes Industriais.
A partir de 1996, os cursos profissionalizantes foram extintos paulatinamente, em conseqüência da nova LDB, passando o Ensino Médio denominar-se Formação Geral.
Em 28 de janeiro de 2003, conforme portaria nº. 736, publicada no Diário Oficial de 28 de janeiro de 2003, o Centro Integrado Luiz Navarro de Brito foi dividido em duas escolas, sendo uma denominada Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito e a outra Escola Estadual Luiz Navarro de Brito.
Em 2006 a Secretaria de Educação autorizou o funcionamento do Curso Educação Profissional Técnico de Nível Médio – Técnico de Informática, visando formar profissionais aptos a trabalhar nas áreas de suporte e manutenção de computadores, desenvolvimento de softwares, supervisão de redes e gerenciamento de projetos.
Em 2009, atendendo solicitação da população de Alagoinhas, a SEC implanta o curso Edução Profissional Técnico de Nível Médio – Técnico em Enfermagem, que é um curso voltado para a formação de profissional qualificado para atuar nas situações de saúde-doença mais prevalente no perfil epidemiológico com enfase regional.
Em 2009, nosso Colégio passou a chamar-se Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas / Litoral Norte – CETEPA, funcionando com uma diversidade de modalidades de Ensino Médio: Ensino Médio regular Formação Geral em fase extinção, EJA – III (área I e III), CPA (Comissão Permanente de Avaliação), Tempo de Aprender, Gestar II (Capacitação para Doentes), Ensino Médio Profissionalizante: Meio Ambiente e Ensino Médio Profissionalizante: Segurança no Trabalho, com inicio das aulas previsto para início de setembro, além dos cursos mencionados anteriormente.
Alagoinhas se orgulha em possuir um dos maiores Colégios do interior do Estado da Bahia, atendendo um clientela estudantil do nosso município e dos municípios circunvizinhos, tendo como meta prioritária oferecer um ensino da melhor qualidade para todas as classes sociais, graças ao dinâmico trabalho administrativo e pedagógico nele realizado.

VEJA OUTRAS IMAGENS DE NOSSA ESCOLA

17 comentários:

  1. Oi Roberto seu blog ficou demais.Visite os meus.Estou construindo um para interagir com diretores e outro com meus colegas do Brazilino.Um abraço

    ResponderExcluir
  2. E um orgulho saber que este colégio tem uma historia linda, tendo suas mudança mais sempre para melhor
    Tenho orgulho de estuda neste colégio pois a 7 anos acompanho esta trajetória.
    Seus curso e uma boa oportunidade para o jovem e creio que vai surpreender a muito.
    Seus colaboradores são profissionais e capacitado para transmiti um perfeito aprendizado

    Aluno: José Pedro Gomes Santos
    Turma:92n1

    ResponderExcluir
  3. Hoje fica mais fácil entender a história do nosso colégio através desde bolg, e de compreender as dificuldades que aqui atualmente passamos, que apesar da sua trajetória a cada dia que passa o nosso colégio vem se desenvolvendo e se informatizando.O atual CETEPA que desde de sua fundação que vem formando pessoas de bem, com um conhecimento capaz de poder se desenvolver na sociedade tão quando na profissão.
    Nadson Souza 92N1/2009.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de conhecer a história do colégio que estudo, e achei ótimo saber que se tornará um centro profissionalizante dando oportunidades para os jovens.

    JEFERSON DA COSTA VALVERDE 92N1

    ResponderExcluir
  5. O atual CETEPA/LN nos proporciona um grande ensino profissionalizante e nos torna cada vez mais pessoas cidadãs capaz de forma um bom profissional.
    Desde a sua história que vem formando pessoas capazes de realizar os seus proprios objetivos.

    ELINE DE JESUS 92N1/2009

    ResponderExcluir
  6. O texto lindo foi muito legal porque e uma historia do nosso colégio fala de momento vivido pelo professore, mas relata fato ante passando principalmente com era o colégio.fala sobre curso e entre outro assunto do colégio.

    crispim 92n1

    ResponderExcluir
  7. SABER MAIS SOBRE O LUGAR ONDE CONVIVEMOS É SEMPRE BOM E AINDA MAIS QUANDO SE FALA EM UM COLÉGIO DE GRANDE PORTE NA CIDADE,FICO FELIZ POIS FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA DE VITÓRIAS.


    NADSON LEONARDO

    ResponderExcluir
  8. Oi! Roberto,

    Seu blog ficou demais. Bom meus alunos,Em 2009, nosso Colégio passou a chamar-se Centro Territorial de Educação.

    ResponderExcluir
  9. Bom tenho pouca coisa a dizer desse colégio, pois e o primeiro ano que estou aqui,até agora tive uma boa visão.Estou torcendo que melhore cada vez mais,pois o futuro de muitos jovens depende dele.
    Aluna:Ádila Bahia
    Turma:92N1

    ResponderExcluir
  10. Este colégio a muitos anos vem formaando muitos profissionais,capacitando jovens e adutos para o mercado de trabalho, tem como objetivo forma bons profissionais, hoje com o nome CETEPA o colégio oferece vários cursos técnicos, como técnicos em informática(CTI), técnico em enfermagem(CTE) etc,dando uma grande oportunidade as pessoas dessa cidade.

    ResponderExcluir
  11. Achei o bem melhor essa integração de cursos no colégio:pois terminamos o ensino médio e o fazemos cursos ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  12. A história desse colégio é muito interessante, pois ele é um dos colégios mais antigos de Alagoinhas foi fundado em 1968, por aqui já passou enormes quantidades de alunos e professores.
    Os professores, que aqui ensinam são bem capacitados. Estudo aqui à três anos, esse é meu ultimo ano, pois estou concluindo o segundo grau.
    Desejo aos que virão, muita sorte e felicidade nesse colégio.

    ResponderExcluir
  13. o colégio passou por varias situações e isso fez o colégio se desenvolver e crescer fazendo os aluno mais capazes de crescer individualmente e com os cursos profissionalizante vai melhorar muito nossas vidas também tem o cepa que não ajuda neguem mais é isso mesmo estudar e pra frente com a cabeça erguida

    ResponderExcluir
  14. A história da Colégio Luiz Navarro de Brito é um assunto de muito tempo que se formos parar para falar tudo que ela nos representa não daria para escrever nesse espaço, no entanto ela está presente na vida das pessoas que por aqui passaram.
    A nossa escola é considerada a mais importante de Alagoinhas e entre as regiões a mais adequada ou seja adaptada para capacitar grande quantidade de alunos, ela passou por varios diretores, reformas, alunos e funcionarios.
    Deixo aqui meus sinceros sentimentos como aluna e amiga dessa escola -
    Josmari Souza 92N5

    ResponderExcluir
  15. A reforma geral que o navarro de brito passou significa que é apenas o comeco de uma escola profissionaliza de onde sairá alunos inteiramente qualificados protos para enfrentar o mercado de trabalho.
    E eu como aluna fico muito feliz em fazer parte dessa grande escola e espero que a cada dia que passe ela só cresa,sempre terei orgulho da minha escola.

    ResponderExcluir
  16. Olá, sou ex aluna do curso d Adm, de 1991,sempre tive muito orglho do curso que fiz.Espero que o colégio continue crescendo sempre!!!!!!!!!!!Vera Lucia dos Santos Souza,e,mail;V.luciassouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Queria saber mais sobre essas disciplinas de Artes Práticas. O período para as crianças de quinta a oitava na época dessas disciplinas era integral?
    Abraços,

    ResponderExcluir